Dia Internacional da Mulher – Rede ITEGO Regional 5

5 de outubro de 2020

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto.

Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras, sem contudo fixar uma data específica.

Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.
Neste dia lembramos da importância da Mulher, mas o dia das mulheres deveria ser todo dia. Ao lembrar que houve um aumento no feminicídio no Brasil de 7,3%, são mais de 1.300 mulheres mortas, uma a cada 7 horas, simplesmente por ser mulher, entendemos a importância de dar nome, cara e lugar de voz à essas mulheres.

Feliz Dia Internacional da Mulher para todas as mulheres.

Siga a R5 no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *